27/07/12

1º Grande Prémio Efapel/Glassdrive

Numa organização do Clube Desportivo Fullracing inicia-se hoje o 1º Grande Prémio Efapel/Glassdrive envolto em alguma polémica.
.
Em primeiro lugar devo salientar e saudar o Clube Desportivo Fullracing pelo esforço em colocar esta prova na estrada nos tempos controversos e de recessão que o nosso país atravessa.

Contudo, há regras impostas por quem tutela a modalidade (U.V.P./F.P.C.) e essas regras têm que ser cumpridas, quer gostemos ao não delas, e neste caso particular vou-me referir ao Caderno de Encargos Financeiros.

É público que há pelo menos duas equipas (LA Alumínios/Antarte e União Ciclista da Maia) que se viram impossibilitadas de participarem nesta primeira edição do Grande Prémio Efapel/Glassdrive porque supostamente o organizador não pretender e/ou não conseguir cumprir com os seus encargos financeiros para com as equipas participantes (pelo menos com estas duas).

A U.V.P./F.P.C. ao fazer vista grossa a esta ilegalidade, salvo melhor opinião, está a cometer vários ilícitos. Não está a pugnar pela igualdade entre organizadores de corridas, não está a pugnar pela igualdade desportiva entre clubes e em ultima análise e esta é a que mais me preocupa, não está a defender a sua própria imagem e equidade, equidade essa que penso ser a sua primeira obrigação enquanto entidade reguladora da modalidade Ciclismo.

A partir deste momento não terá mais a U.V.P./F.P.C. legitimidade para exigir o que quer que seja, por exemplo, evocando esta imparcialidade de critérios se eu pretender filiar uma equipa posso sempre dizer que não tenho dinheiro e a U.V.P./F.P.C. emite-me as licenças necessárias à minha equipa e atletas sem qualquer custo.

Por falar em licenças e custos de filiações, entendo também que a U.V.P./F.P.C. com esta aparente dualidade de critérios que também aparenta estar a ter está, salvo melhor opinião, a defraudar as espectativas de pelo menos estas duas equipas que no inicio do ano pagaram o que a U.V.P./F.P.C. lhes exigiu para poderem competir e para que a U.V.P./F.P.C. cumpra com as suas obrigações, aliás, recebe também dinheiro do Orçamento de Estado do Governo Português para essa missão também.

Para terminar, quem não tem dinheiro não tem vícios e se o Clube Desportivo Fullracing não conseguiu reunir a verbas necessárias à realização da prova não deveria a U.V.P./F.P.C. permitir que a prova se realizasse.

Se há dinheiro para pagar aos restantes intervenientes como por exemplo o policiamento, aos comissários, motociclistas, etc., etc., porque não há também para as equipas??? 

Como nota final, não me admiro nada que para o ano estas duas equipas não voltem à estrada e isto sim, isto preocupa-me muito por diversas razões.


Notas extras:
1ª) Todos reconhecemos da importância vital para a modalidade da organização desta prova nesta altura do calendário, ainda por cima num ano em que tão poucas corridas houve e que mesmo assim houveram ainda também algumas provas desmarcadas em cima da hora para complicar ainda mais a situação.
2ª) Também é reconhecido por todos que os orçamentos das equipas de Ciclismo é muito, mas mesmo muito "justo", que só conseguem ir para a estrada com as ajudas de custo que recebem dos organizadores e que eventualmente até na esmagadora maioria dos casos nem chega a 50% do valor a que teriam direito a receber do organizador.
3ª) A tabela com os encargos financeiros pode ser consultada no sítio na Internet da U.V.P./F.P.C. em “Regulamentos” – “Gerais” e posteriormente em “Regulamento Financeiro” (http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=10112011073339.pdf).
4ª) Vamo-nos focar somente nas provas do escalão 12 e 13 que é o caso deste 1º Grande Prémio Efapel/Glassdrive. Também no sítio na Internet da U.V.P./F.P.C. em “Regulamentos” – “Estrada” e posteriormente em “Apoio Provas 2012” (http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=10112011072454.pdf) com facilidade se consegue consultar os apoios que a U.V.P./F.P.C. se propôs dar a alguns organizadores, sim, somente a alguns mas isso é uma outra questão que não é para aqui chamada.
Assim, todos sabemos que foram canceladas pelo menos duas provas a contar para a Taça de Portugal.
Sendo assim terão eventualmente sobrado as verbas destinadas a esse apoio.
Pergunto, sendo reconhecida a necessidade vital deste 1º Grande Prémio Efapel/Glassdrive ir para a estrada, porque é que a U.V.P./F.P.C. não ajudou o Clube Desportivo Fullracing na organização desta prova subsidiando o pagamento de alguma coisa como por exemplo o policiamento? Com esse dinheiro extra já poderia o pagamento às equipas ser ligeiramente superior e assim estarem todas as equipas presentes sem terem qualquer tipo de prejuízo financeiro.

Sem comentários: